Transição climática em debate no ciclo de conferências ‘Recuperar Portugal’
A transição climática é o tema do terceiro debate do ciclo de conferências ‘Recuperar Portugal’, que irá juntar no dia 18 de março, às 19h00, Júlia Seixas, professora na Nova School of Science and Technology, Diogo Almeida Alves, co-fundador da TippingUp e WEF Global Shaper Lisbon, e Miguel Costa Matos, deputado na Assembleia da República e secretário-geral da JS. A moderação ficará a cargo de Hugo Pires, secretário nacional e vice-presidente do grupo parlamentar do PS.
Portugal foi o primeiro país a assumir, em 2016, o objetivo da neutralidade carbónica em 2050 e, mais recentemente, a aprovar um roteiro para a neutralidade carbónica. Descarbonizar o modo de vida, valorizar o território e os seus habitats e avançar para uma economia mais circular são os pilares da atual política ambiental alinhada o Acordo de Paris e com os objetivos de desenvolvimento sustentável 2030. Para contribuir para a sua concretização o Plano de Recuperação e Resiliência indica que 47% do financiamento será dirigido à transição climática nos vários setores de atividade e que nenhum dos investimentos será prejudicial ao ambiente.
Recorde-se que o ciclo de conferências ‘Recuperar Portugal’ está a decorrer no primeiro semestre de 2021 com debates dedicados aos temas: transição digital, futuro do trabalho, coesão territorial, competitividade e potencial produtivo, e vulnerabilidades e desigualdades sociais. A iniciativa alargada à sociedade civil, conta com a participação de jovens da associação Global Shapers, promovida pelo Fórum Económico Mundial, académicos e ativistas.
Os debates podem ser acompanhados nas páginas de Facebook do PS e da Juventude Socialista.