home

‘Todos Contam – Açores Primeiro’: liberdade, cidadania e Autonomia

‘Todos Contam – Açores Primeiro’: liberdade, cidadania e Autonomia

Por iniciativa do PS/Açores, o movimento de participação cívica ‘Todos Contam - Açores Primeiro’ foi lançado este sábado, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.
‘Todos Contam - Açores Primeiro’: liberdade, cidadania e Autonomia

“É um exercício de liberdade, de cidadania, de responsabilidade, mas também de Autonomia, a começar pela autonomia de cada um de nós, daquilo que achamos que deve ser o nosso futuro coletivo”, sublinhou, na ocasião, o presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.

A iniciativa, que tem por pano de fundo os 50 anos da Autonomia dos Açores, que se irão celebrar em 2026, configura, como explicou o líder dos socialistas, o tempo de “termos mais proximidade, envolvência e participação, na discussão daquele que deve ser o futuro da Região”.

“Muito se alcançou durante estes 50 anos: construção de estradas, escolas, centros de saúde, habitações. Muito se fez no acesso à educação e à saúde, mas 50 anos depois, é tempo de chamar todos a dizer o que querem que a Autonomia seja no futuro”, referiu o Vasco Cordeiro, acrescentando ser esse o propósito do movimento, “a chamada à participação e ao debate, para que todos façam parte na definição do nosso futuro”.

Segundo Vasco Cordeiro, o movimento impulsionado pelo PS/Açores, é um movimento de “exercício de liberdade, para participar, opinar, propor”, mas também para criticar e “dizer que entendemos que deve ser diferente”. É também, prosseguiu, “um exercício de cidadania e de responsabilidade, desde logo porque nos interessamos por aquilo que é nosso, pela nossa comunidade”. Implica ainda responsabilidade, “porque propor, opinar, refletir e debater é um pouco diferente do que apenas um post numa rede social ou um artigo num jornal ou a conversa critica de café”, compeltou.

Durante a sessão de lançamento da iniciativa Vasco Cordeiro lançou ainda um apelo à juventude açoriana, quer aos que estão idade escolar, quer aos jovens profissionais, para que todos possam participar no futuro que querem para a Região.

Dar voz às 10 ilhas

Já a comissária geral do movimento, a Pró-Reitora da Universidade dos Açores, Sandra Faria, sublinhou que “com a participação de todos, os Açores podem ser ainda melhores”. Para tal, o movimento ‘Todos Contam – Açores Primeiro’ pretende dar voz às 10 ilhas, “de Santa Maria ao Corvo e à imensa ilha da comunidade Açoriana”, envolvendo todos na discussão em prol dos Açores.

Nesse sentido, este movimento de participação cívica está organizado em cinco áreas temáticas, que vão desde a Qualidade de Vida, à Coesão, à Sustentabilidade, passando ainda pela Governação e Transparência, Cultura e Património, tendo ainda cada uma destas áreas um comissário temático: Ana Catarina Rego, Ivo Sousa, Carla Gomes, Rodrigo Oliveira e Ana Brum, respetivamente.

Sendo esta geração a mais qualificada no que o acesso às tecnologias diz respeito, o comissário executivo da iniciativa, Nuno Tomé, sublinhou que se pretende, através de sessões participativas, responder às questões lançadas à partida. Nesse sentido, pode acompanhar toda a ação do movimento ‘Todos Contam – Açores Primeiro’ através do site www.acoresprimeiro.pt.