home

Todas as pessoas maiores de 60 anos vacinadas até final de maio

Todas as pessoas maiores de 60 anos vacinadas até final de maio

A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou esta quarta-feira que todas as pessoas maiores de 60 anos deverão estar vacinadas contra a Covid-19 até ao final de maio. Nos novos critérios de vacinação passam também a ser prioritárias as pessoas com doença oncológica ativa, doenças neurológicas e mentais, com grande obesidade e as imunossuprimidas.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

“Estimamos que até ao final de maio ou na terceira semana de maio, todas as pessoas com mais de 60 anos tenham pelo menos uma dose” da vacina contra a Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa onde foi feito o balanço dos 120 dias do plano de vacinação.

A ministra da Saúde explicou que 7% da população portuguesa tem já o processo vacinal completo, que 91% das pessoas com mais de 80 de anos de idade têm uma dose feita e que 58% tem as duas doses. Ainda de acordo com os dados referidos por Marta Temido, 96% dos óbitos de Covid-19 registados aconteceram em pessoas com mais de 60 anos, sendo este, por isso, o grupo etário que o plano pretende abranger o mais rapidamente possível.

“Se conseguirmos a sua vacinação até ao final de maio ou terceira semana de maio, teremos esse grupo protegido e isso é um aspeto importante para a segurança de todos”, frisou.

Marta Temido relembrou ainda que o país vai entrar numa nova fase de vacinação, com maior disponibilidade de vacinas, pelo que “fluidez e a celeridade” do processo serão os próximos desafios.

A ministra referiu, a este propósito, que o futuro processo de autoagendamento da toma da vacina, através de um portal digital que deverá estar disponível a partir da próxima semana, será “determinante para o seu sucesso”, assim como a capacidade de resposta dos centros de vacinação, tendo destacado o ensaio à vacinação maciça que decorreu no passado fim de semana, em que mais de 184 mil vacinas foram administradas.

“As estruturas e os modelos planeados parecem estar à altura dos desafios que enfrentamos e este resultado demonstra um enorme esforço de adaptação das estruturas do Ministério da Saúde”, disse, destacando ainda a cooperação com as áreas governativas da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Educação e da Modernização do Estado e da Administração Pública, assim como o trabalho das autarquias.

 

Recuperados há mais de seis meses serão vacinados a partir do fim de maio

A diretora-geral da Saúde, por seu lado, anunciou que quem recuperou da Covid-19 há mais de seis meses começará a ser vacinado no final de maio, assim que terminar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos.

“Nesses seis meses há evidência científica de que a imunidade é muito boa, será até melhor do que a da própria vacina. Por isso, também apenas terão uma primeira dose, porque já tem imunidade natural e depois ser-lhes-á conferida imunidade artificial”, explicou Graça Freitas

Segundo a responsável, em Portugal serão cerca de 900 mil as pessoas que já tiveram a doença e não foram ainda vacinadas.

ARTIGOS RELACIONADOS