home

Sustentabilidade ambiental diretamente ligada à criação de mais e melhor emprego

Sustentabilidade ambiental diretamente ligada à criação de mais e melhor emprego

“A sustentabilidade ambiental que pretendemos para o futuro dos Açores está diretamente ligada à criação de mais e melhor emprego e de menos precariedade”, afirmou Francisco César, esta segunda-feira, no arranque das Jornadas que o Partido Socialista dos Açores está a realizar em São Miguel.
Sustentabilidade ambiental diretamente ligada à criação de mais e melhor emprego

O presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores realçou, ainda, que a sustentabilidade ambiental está também relacionada com o “desenvolvimento de setores de ponta e de setores tradicionais, como são os casos da Agricultura, Pescas, Turismo e até com a Mobilidade”.

Francisco César insistiu, também, na importância de se encarar a sustentabilidade ambiental como um conceito mais amplo, que não se restrinja a uma “questão ecológica”, defendendo que está diretamente “relacionada com a possibilidade de nós, através de uma marca distinta associada à sustentabilidade ambiental, podermos potenciar quer o emprego, quer a economia”.

No âmbito do encontro realizado com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), o líder da bancada socialista revelou a proposta apresentada pelos socialistas, visando “que o Governo dos Açores legisle, até ao final do ano, no sentido de proibir a utilização de plásticos descartáveis na restauração e na hotelaria”. Como foi explicado aos empresários, a ideia é que este seja um processo “que os parceiros possam suportar sem que seja um encargo acrescido e que possa potenciar essa nova forma de trabalhar sem a utilização de plásticos descartáveis”.

Francisco César adiantou, também, que no âmbito das Jornadas os deputados do PS/Açores vão reunir e escutar as propostas de agentes de vários setores. “Vamos reunir com empresas que dependem da sustentabilidade ambiental para promover os seus produtos e para diminuir os custos de funcionamento, vamos reunir com as IPSS que também têm no seu funcionamento um custo muito grande ao nível daquilo que são os custos de energia e vamos ver também produção de energia renovável que é fundamental para o destino Açores”, disse.