home

Seguro defende reforma do poder local que melhore serviço público

Seguro defende reforma do poder local que melhore serviço público

Seguro defende reforma do poder local que melhore serviço público

O PS defende uma reforma territorial, não imposta, feita em colaboração com as populações e seus representantes e que tenha como objectivo central “melhorar o serviço público”.

Esta a posição transmitida hoje pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, na conferência da TSF sobre “Reforma Administrativa”, onde se manifestou contra a proposta do Governo, porque, salientou, “não vem melhorar o serviço público”, já que fixa um “critério meramente quantitativo” para a redução do número de freguesias, não tendo em conta as especificidades destas autarquias do interior do país.

Para António José Seguro, qualquer proposta de reforma territorial deve ser sujeita a esta pergunta: “Esta reforma vem melhorar o serviço prestado às populações”?

E, nesse sentido, manifestou a sua discordância com a proposta do Executivo da direita, nomeadamente por tratar as freguesias urbanas e do interior da mesma forma, segundo “razões economicistas”.

“Hoje em muitas das freguesias do interior a única forma de contacto das populações com o Estado é através da junta de freguesia”, enquanto, explicou, “nas zonas urbanas a situação é diferente, porque há mobilidade, centralidade, e serviços públicos perto dos cidadãos”.

O líder do PS insistiu ainda na tecla de que “é possível reduzir despesa e manter a qualidade”