home

Sector do Turismo recuperou em 2010 acima das expetativas

Sector do Turismo recuperou em 2010 acima das expetativas

O setor do turismo em Portugal recuperou em 2010 acima das expetativas e deverá ter um contributo positivo de quatro mil milhões de euros para a balança comercial, disse hoje Vieira da Silva.

“2010 foi um ano que recuperou bem acima das expetativas que tínhamos no início do ano. Em novembro de 2010, e segundo os dados do Banco Portugal a receita turística atingiu já toda a receita turística de 2009”, afirmou Vieira da Silva.
“Vamos colocar 2010 ao nível dos melhores anos de sempre, em termos de receita turística e de saldo turístico. Com estes resultados o turismo vai contribuir com cerca de quatro mil milhões de euros para a nossa balança externa e isso é extremamente significativo”, sublinhou.
Vieira da Silva afirmou que essa recuperação torna mais importante ainda o esforço de promoção, fortalecendo a imagem sobre as novas infra-estruturas, capacidades hoteleiras e produtos turísticos.
No caso da FITUR a aposta é na gastronomia e nos vinhos com o programa “Prove Portugal” e a campanha para Espanha “O melhor peixe do mundo”, que está a suscitar bastante interesse entre os visitantes à FITUR.
“Este ano escolhemos um produto com enorme potencial de crescimento, que é a associação entre a nossa gastronomia e os nossos vinhos que são já hoje e cada vez mais no futuro uma das bandeiras, um dos pontos de referência de uma oferta turística mais diversificada”, afirmou.
Para este ano a expetativa é que continue a “trajetória de crescimento”, com a FITUR a ser um sinal de otimismo, tanto pelo maior interesse junto dos operadores presentes como pela reanimação de alguns mercados de origem.
“A recuperação turística anda a par também com o crescimento das exportações. Talvez não esteja errado em identificar a actividade turística como das primeiras a ter construído uma trajetória de recuperação face as quebras de 2009. Mais cedo que outras actividades económicas e bem mais cedo do que muitos pensavam”, disse.