home

Regras de avaliação: Exames só para acesso ao Superior e 9º ano com provas de aferição

Regras de avaliação: Exames só para acesso ao Superior e 9º ano com provas de aferição

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, as medidas extraordinárias de avaliação nacional dos alunos no presente ano letivo, refletindo ainda os condicionalismos do contexto pandémico nas aprendizagens.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Escolas

“Ainda que no ano letivo 2021/2022 apenas tenha havido alterações pontuais ao calendário escolar, nomeadamente um ajustamento da interrupção letiva do Natal, as situações de doença e isolamento profilático motivadas pela Covid-19” tiveram ainda “impacto nas atividades letivas presenciais”, explica o Ministério da Educação.

Neste sentido, a tutela decidiu que os exames do 11º e 12º anos mantêm as condições excecionais aplicadas nos dois últimos anos letivos, ou seja, os alunos podem ir a exame só às disciplinas que quiserem melhorar ou utilizar como prova de ingresso no ensino superior.

Quanto às provas finais do 9º ano, as mesmas serão realizadas apenas para efeito de aferição, sem contar para a nota final, sendo produzidos, dos seus resultados, “relatórios de escola desagregados por subdomínios”, à semelhança do que acontece com as provas dos 2º, 5º e 8º anos de escolaridade.

O objetivo, acrescenta-se, é “dispor de indicadores do sistema sobre o desenvolvimento das aprendizagens, permitindo uma monitorização das estratégias de recuperação das aprendizagens, com vista à reconfiguração de medidas de apoio às escolas e aos alunos”.

“Consegue-se, assim, um equilíbrio entre os efeitos da avaliação externa e o seu papel fundamental de fonte de informação para os processos de monitorização da qualidade do sistema educativo, para que seja possível o acompanhamento e balanço das aprendizagens”, sublinha a tutela.

As provas de aferição para o ensino básico estão marcadas para entre os dias 2 de maio e 20 de junho e as provas finais de ciclo para o 9º ano estão agendadas para os dias 17, 21 e 23 de junho, na primeira fase, e para 20 e 22 de julho a segunda fase.

Os exames nacionais para os alunos do ensino secundário decorrem entre 17 de junho e 6 de julho na primeira fase, e entre 21 e 27 de julho na segunda fase.

ARTIGOS RELACIONADOS