home

Região Norte na vanguarda do empreendedorismo e inovação social

Região Norte na vanguarda do empreendedorismo e inovação social

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, destacou a forte mobilização da Região Norte, e da Área Metropolitana do Porto em particular, na dinamização de projetos do programa Portugal Inovação Social, o que coloca esta região do país numa posição de liderança nesta área.
Região Norte na vanguarda do empreendedorismo e inovação social

“Temos de reconhecer que a Região Norte, e a Área Metropolitana do Porto em particular, estão na liderança da promoção do empreendedorismo e da Inovação Social no nosso país”, enalteceu a governante, que participou no IV Fórum de Empreendedorismo Social da Área Metropolitana do Porto, dedicado ao “Investimento Social: Futuro e Tendências”.

Sublinhando que a Região Norte “está muito mobilizada na dinamização de projetos e na captação das verbas disponibilizadas pelo Portugal Inovação Social”, Maria Manuel Leitão Marques referiu-se aos vinte projetos analisados na conferência, que, no entender da governante, “procuram trazer novas respostas para problemáticas sociais, para os quais as respostas tradicionais já não são suficientes e sustentáveis, ou não o serão no futuro próximo”.

Maria Manuel Leitão Marques salientou que o primeiro aviso do programa de capacitação para o investimento social, lançado pelo Governo, terminou com 168 candidaturas e uma procura de financiamento de 7,8 milhões de euros, das quais 81 tiveram origem na Região Norte, 72 na Região Centro e 15 na região do Alentejo.

Na sua intervenção, a ministra deu particular ênfase a programas desenhados para abordar problemas como o envelhecimento da população e o isolamento dos idosos (Cuidar De Quem Cuida), o desemprego (Escola Oficina), a saúde mental (Why-School), a literacia financeira dos jovens (No Poupar Está o Ganho) ou a economia no consumo dos combustíveis (Topame).

Deixando palavras de elogio ao trabalho desenvolvido pela Área Metropolitana do Porto no estabelecimento de parcerias e na criação de uma plataforma de divulgação dos projetos e de encontro entre empreendedores e potenciais investidores, Maria Manuel Leitão Marques defendeu ainda que a área da Inovação Social sairá enriquecida com o contributo integrado dos diferentes níveis de poder local. “Para construir este ecossistema, o papel dos municípios, das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas, como governos de proximidade, é crucial”, afirmou.