home

Reforço orçamental de 800 milhões de euros permitirá continuar a recuperação do SNS

Reforço orçamental de 800 milhões de euros permitirá continuar a recuperação do SNS

A deputada socialista Sónia Fertuzinhos destacou ontem a importância do reforço financeiro do Programa Operacional da Saúde, anunciado pela ministra da tutela, considerando que permitirá prosseguir a recuperação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e responder aos principais problemas com que se debate.
Reforço orçamental de 800 milhões de euros permitirá continuar a recuperação do SNS

“É um plano importante para o reforço da capacidade de prestação de cuidados do SNS, em linha com a recuperação iniciada na anterior legislatura e da nova Lei de Bases da Saúde, aprovada este ano no Parlamento”, afirmou a coordenadora dos deputados do PS nesta área, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

O plano de melhoria de resposta do SNS, anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido, depois de aprovado em reunião do Conselho de Ministros, inclui, entre outras medidas, o reforço da dotação do Orçamento do Estado para 2020 em 800 milhões de euros para o combate à suborçamentação, bem como o investimento de 550 milhões de euros ainda em 2019 para reduzir o pagamento de dívidas. O Governo aprovou ainda um Plano Plurianual de Investimento de 190 milhões de euros até 2021, tendo a ministra assumido ainda o compromisso de contratação de 8.426 profissionais para o Serviço Nacional de Saúde.

Para Sónia Fertuzinhos, trata-se de um plano que “responde aos eixos fundamentais dos problemas com que ainda se debate o SNS: a redução sustentada do endividamento e dos prazos de pagamento, o reforço e a motivação dos profissionais, a modernização dos equipamentos e a melhoria da gestão com mais autonomia”.

“O PS e o governo reconhecem os problemas do SNS e trabalham para os resolver, reforçando a sua capacidade de resposta, rejeitando em absoluto a instrumentalização dos problemas para fragilizar o SNS com o objetivo de defender outras propostas como a privatização dos cuidados de saúde”, garantiu a deputada.