home

PS vai colaborar em áreas estratégicas na elaboração do programa do PASOK às eleições gregas

PS vai colaborar em áreas estratégicas na elaboração do programa do PASOK às eleições gregas

O Secretário-geral do PS, António Costa, recebeu esta segunda-feira, em Lisboa, o novo líder do PASOK, Nikos Androulakis, num encontro que se destinou a reforçar a cooperação entre os dois partidos da família socialista europeia.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
António Costa, reunião com PASOK
Jamila Madeira, reunião com PASOK

No final da reunião de líderes, que teve lugar na sede nacional, no Largo do Rato, a secretária nacional para as Relações Internacionais, Jamila Madeira, adiantou que o PS vai colaborar com o seu homólogo grego na elaboração do futuro programa eleitoral, tendo em vista as eleições gerais na Grécia, em 2023.

A dirigente socialista realçou que o PASOK, cuja comitiva se deslocou a Lisboa para se inteirar das boas práticas seguidas pelo Partido Socialista na governação, pretende “construir um programa de Governo baseado nos bons resultados que têm existido na economia portuguesa”, destacando, em particular, as áreas relacionadas com as políticas energética e de transição digital, a nova geração de políticas de habitação e as políticas de relançamento da economia, com ênfase na aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência.

“Esses domínios serão alvo de reuniões mais setoriais com camaradas diretamente envolvidos na estruturação dessas políticas. Esta foi uma reunião de trabalho em que a problemática provocada pela guerra na Ucrânia e os desafios da crise energética em debate no último Conselho Europeu foram alvo de análise”, acrescentou Jamila Madeira.

Pela parte do PS, além do Secretário-geral, António Costa, e da secretária nacional com o pelouro das Relações Internacionais, Jamila Madeira, participou também na reunião o vice-presidente do PSE (Partido Socialista Europeu) Francisco André.

O líder dos socialistas gregos, Nicos Androulakis, referiu-se, por seu lado, ao PS como “um partido irmão”, felicitando os socialistas portugueses por terem obtido maioria absoluta nas últimas eleições legislativas em Portugal.

Após o encontro de líderes, decorreram durante o dia de hoje reuniões bilaterais temáticas, com a participação de Eurico Brilhante Dias, Nelson de Souza e Marina Gonçalves. Para além do presidente do PASOK, a delegação grega foi também constituída por Nikos Christodoulakis, presidente do ‘Socialist’ Think Tank e ex-ministro da Economia e Finanças, e por Haris Doukas, professor na National Technical University de Atenas e Secretário para a Energia do PASOK.

ARTIGOS RELACIONADOS