home

PS sublinha importância da defesa e reforço da escola pública

PS sublinha importância da defesa e reforço da escola pública

A deputada do Partido Socialista Sara Velez destacou hoje, no Parlamento, a aposta do atual Governo na requalificação do parque escolar, que tem permitido que “muitas escolas tenham sido modernizadas e requalificadas”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

Sara Velez, Assembleia da República

“A escola pública, a sua defesa e o reforço do seu papel enquanto instrumento de mobilidade social e de combate às desigualdades são patrimónios da República que a governação do PS tem desde sempre honrado e desenvolvido na sua ação”, começou por apontar a socialista na apresentação do projeto de resolução do PS que recomenda a realização de obras na Escola Secundária Raúl Proença, nas Caldas da Rainha.

De acordo com Sara Velez, “é nessa senda que, entre outros investimentos, o Governo tem vindo a apostar na requalificação do parque escolar, modernizando-o e garantindo as condições materiais para que a atividade educativa cumpra a sua missão”.

A socialista mencionou em seguida o caso da Escola Secundária Raúl Proença, que “foi – e bem – identificada como escola de intervenção prioritária através do sistema de gestão dos estabelecimentos escolares”, e revelou que “o Governo já entrou em contacto com o município das Caldas da Rainha no âmbito do processo de informação e pronúncia previsto no diploma legal da lei-quadro da descentralização de competências”.

Sara Velez adiantou ainda que o Executivo “está empenhado em criar uma fonte de financiamento que permita rapidamente fazer face às obras que já são necessárias nesta escola”.

Por sua vez, o deputado Francisco Rocha apresentou o projeto de resolução do PS que recomenda a requalificação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, lembrando que a intervenção “foi interrompida pelo anterior Governo PSD/CDS”.

Dando o “excelente exemplo” da “recente e notável recuperação da Escola Secundária de São Pedro”, no concelho de Vila Real, “fruto de um virtuoso modelo de financiamento através de fundos europeus, repartido entre o Governo e a Câmara Municipal de Vila Real”, Francisco Rocha defendeu que este modelo pode ser replicado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

ARTIGOS RELACIONADOS