home

PS no XXIV CONGRESSO DA INTERNACIONAL SOCIALISTA

PS no XXIV CONGRESSO DA INTERNACIONAL SOCIALISTA

O Partido Socialista estará representado no XXIV Congresso da Internacional Socialista, que amanhã tem início na Cidade do Cabo, na África do Sul, sob o lema “ Por um novo internacionalismo e uma nova cultura de solidariedade”.

A Internacional Socialista que reúne 162 partidos políticos e organizações realiza o primeiro congresso em África.

A delegação do PS é chefiada pelo Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Assunção Ribeiro, acompanhado pelo Presidente do PS Madeira, Victor Freitas, e pelo líder do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, Carlos Pereira.

Os dirigentes socialistas madeirenses têm ainda uma agenda paralela ao Congresso junto das comunidades portuguesas na África do Sul, onde reside uma forte comunidade daquela região autónoma.

Do programa do Congresso constam os seguintes painéis:

  • Para uma economia com emprego, crescimento e proteção social: a resposta da social democracia à crise financeira
  • O combate pelos direitos e liberdades: fortalecer a democracia representativa e ganhar novas democracias no mundo
  • Para um caminho comum para a paz, sustentabilidade e cooperação: a necessidade de assegurar o multilateralismo
  • Para um novo internacionalismo e uma nova cultura de solidariedade por entre as pessoas e as nações

O encontro irá debater a reforma da IS, designadamente a introdução de regras de transparência e o reforço da democraticidade, bem como a criação de um mecanismo de monitorização da acção dos partidos membros, sobretudo quando são governo, para garantir o cumprimento da declaração de princípios da IS.

O PS que participou nos debates sobre a proposta de reforma da IS, quer abrir o debate em torno da corrupção no comércio internacional e da propriedade da indústria de armamento. O PS vai ainda propor a criação de comité de transparência que terá esses dois temas como agenda principal.

O Secretário Nacional João Assunção Ribeiro fará uma intervenção no último painel, subordinado ao tema do internacionalismo. Irá abordar o tema da governação mundial e a reforma das instituições internacionais, como o FMI, bem como a necessidade de uma agenda global de transparência.