home

PS ganha em votos, câmaras, freguesias e número de autarcas

PS ganha em votos, câmaras, freguesias e número de autarcas

As autárquicas deste domingo, 26 de setembro, consolidaram o Partido Socialista como o maior partido do poder local em Portugal. Ganhando as eleições para as autarquias pela terceira vez consecutiva – 2013, 2017 e 2021 – o PS foi o partido mais votado no país, com maior número de câmaras e de freguesias conquistadas, mais autarcas eleitos e liderando também em matéria de paridade, com a maioria das mulheres presidentes de câmara eleitas.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
Autárquicas

Das 308 câmaras do país, o PS conquistou 148 em listas próprias, das quais 124 com maiorias absolutas, a que se juntaram mais 4 presidências de autarcas independentes que tiveram o apoio do Partido Socialista. Os socialistas elegeram também 1.244 presidentes de junta de freguesia, 2.589 deputados e deputadas municipais e 10.281 membros de assembleia de freguesia, máximos a nível nacional.

No mapa autárquico nacional, o PS manteve a presidência das capitais de distrito de Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Leiria e Beja, ficando a pouco menos de 3 mil votos da direita coligada em Lisboa, registando ainda ganhos significativos em autarquias como Braga, Viseu, Santarém, Setúbal e Évora, sendo o partido político mais votado no Porto e conquistando importantes centros urbanos como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Amadora, Sintra, Odivelas, Almada e Barreiro.

Entre as 22 novas presidências, em relação às eleições anteriores, de 2017, realce para as vitórias socialistas em concelhos como Loures, Vila do Conde, Valença, Vila Real de Santo António, nos bastiões comunistas da Moita, Montemor-o-Novo e Mora ou nos social-democratas de Ferreira do Zêzere e Penela.

De assinalar, também, o importante contributo do Partido Socialista na eleição das mulheres autarcas para o próximo ciclo de poder local, com a larga maioria – 19 das 29 – presidentes de câmara eleitas. Margarida Belém (Arouca), Júlia Rodrigues (Mirandela), Paula Chuço (Mora), Isilda Gomes (Portimão), Ana Paula Martins (Tavira), Rute Nunes da Silva (Vila do Bispo), Carla Tavares (Amadora), Laura Rodrigues (Torres Vedras), Maria Idalina Alves Trindade (Nisa), Cristina Vieira (Marco de Canaveses), Luísa Salgueiro (Matosinhos), Sónia Sanfona (Alpiarça), Anabela de Freitas (Tomar), Inês de Medeiros (Almada), Maria Helena Lapa (Sabrosa), Célia Pessegueiro (Ponta do Sol), Bárbara Chaves (Vila do Porto), Cristina Calisto (Lagoa) e Ana Catarina Brum (Lajes do Pico) são as 19 autarcas socialistas.

Veja todos os resultados aqui e saiba quem são os 152 presidentes de câmara eleitos pelo PS.

ARTIGOS RELACIONADOS