home

Portugal defende abordagem comum da União Europeia para o turismo

Portugal defende abordagem comum da União Europeia para o turismo

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, participou no Fórum de Alto Nível sobre Sustentabilidade e Turismo, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, tendo defendido a necessidade de uma abordagem e de ações comuns para o setor.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Intervindo na sessão de abertura do evento, que decorreu na passada sexta-feira, Pedro Siza Vieira realçou que os Estados-membros europeus devem concentrar-se na recuperação imediata da procura no setor e destacou os três eixos de atuação no que diz respeito ao futuro do turismo: a qualificação dos trabalhadores, a transição para práticas neutras em carbono e circulares no setor e a transição digital.

O ministro português lembrou que o setor do turismo é crítico para a recuperação das economias europeias, face à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e que, além da recuperação imediata do setor, é preciso trabalhar para que ele se torne mais resiliente.

“Temos de garantir que a capacidade instalada desta indústria – quer sejam as empresas, os postos de trabalho, ou todo o ecossistema – continuam capazes de responder rapidamente à procura que esperamos que seja recuperada no curto prazo”, acrescentou.

A mesma ideia foi reforçada pelo comissário europeu Virginijus Sinkevicius, que tem a pasta do Ambiente, Oceanos e Pescas, tendo destacado, em particular, a importância de um turismo costeiro e marítimo sustentável, uma vez que está particularmente exposto às ameaças das alterações climáticas.

ARTIGOS RELACIONADOS