home

Portugal 2020 acelera execução a caminho da conclusão plena do programa

Portugal 2020 acelera execução a caminho da conclusão plena do programa

O programa Portugal 2020 (PT2020) vai atingir cerca de 70% de execução até final de 2021, em linha com as metas estabelecidas no início do ano para a conclusão deste ciclo de programação, revelou, em nota, o Governo.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
PT 2020

Em agosto, estavam já executados 66% dos fundos do Portugal 2020, traduzindo um aumento muito expressivo da execução em 2021 (+34%). Em resultado das medidas de aceleração e de resposta à pandemia de Covid-19 implementadas pelo Governo, foram executados mais 627 milhões de euros (ME) de investimentos do que em 2020.

Os pagamentos, que têm vindo a apresentar um ritmo crescente, aceleraram fortemente em 2021, atingindo uma média mensal de 412 ME transferidos para os beneficiários.

O secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, realça que “o aumento verificado na execução dos fundos comunitários em 2021”, no âmbito do PT2020, “assenta num exercício de rigor, de proximidade e de simplificação”, que constitui “um contributo fundamental para o desenvolvimento económico e social do país”.

Esta dinâmica tem correspondência no ranking europeu de execução de fundos comunitários, no qual Portugal tem estado sistematicamente nos primeiros lugares entre Estados-membros com pacotes financeiros comparáveis (superiores a 7 mil ME). Segundo os dados de agosto da Comissão Europeia, Portugal é o segundo país que mais despesa viu reembolsada (65,7%).

Estes resultados, muito positivos, reforçam ainda a convicção do Governo no sucesso da execução do Portugal 2020, consolidando “o seu contributo relevante” para a coesão territorial e para o desenvolvimento económico e social do país.

ARTIGOS RELACIONADOS