home

Pedro Marques: “Abstenção é o maior adversário do PS”

Pedro Marques: “Abstenção é o maior adversário do PS”

No terceiro dia de campanha, o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu reforçou o apelo ao voto e à participação nas europeias do próximo dia 26, alertando que a abstenção é o maior adversário do Partido Socialista e que deve ser superado com o empenho de todos.
Pedro Marques: “Abstenção é o maior adversário do PS”

“Sendo o PS o partido mais europeísta em Portugal, a abstenção é de facto o maior adversário”, declarou Pedro Marques, no final de uma visita a uma fábrica de drones Tekever, no concelho alentejano de Ponte de Sor.

Acompanhado pelo atual coordenador dos eurodeputados socialistas e também candidato, Carlos Zorrinho, o cabeça de lista do PS prometeu um combate “até à exaustão para dizer aos portugueses” para irem votar.

“A abstenção é o inimigo de qualquer europeísta porque deslegitimará qualquer vontade nossa de barrar a extrema direita, os populismos e a xenofobia”, reforçou.

Nesta visita à Tekever, Pedro Marques lembrou o seu trabalho enquanto deputado eleito pelo círculo de Portalegre, na legislatura 2011/2015, referindo o empenho em trazer este investimento tecnológico para Ponte de Sor.

“Como deputado, assumi o dever de defender a terra pela qual tinha sido eleito. Entrei em contacto com uma série de empresas, contactos que resultaram nuns casos, como neste da Tekever”, referiu, perante o reconhecimento do autarca de Ponte de Sor.

“O Pedro Marques acreditou nas potencialidades deste território”, declarou Hugo Hilário, acrescentando que o seu município tinha cerca de 1.500 desempregados em 2014, enquanto atualmente regista apenas cerca de três centenas.

PSD deve mudar de estratégia

À margem da visita, Pedro Marques lamentou também que a campanha do PSD às europeias, sobretudo por parte de Paulo Rangel, se esteja a distinguir negativamente pela “falta de elevação”, convidando o seu adversário a participar, de forma mais positiva, no debate de ideias.

“Tem faltado muita elevação à candidatura do PSD deste que começou esta campanha eleitoral. Tem-lhes faltado manifestamente paciência para falar com as pessoas e até paciência para falar com os jornalistas, ao que parece”, comentou, acrescentando que os portugueses poderão ficar mais esclarecidos se o principal partido da direita falar “nas propostas que tem ou não tem para a Europa”.

Bons exemplos de exportação para o mercado europeu

Na primeira iniciativa do dia, Pedro Marques marcou presença na Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, onde visitou uma das fábricas da empresa Dan Cake, acompanhado pela também candidata ao Parlamento Europeu Margarida Marques e pela dirigente socialista e antiga autarca de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha.

Durante hora e meia, o cabeça de lista do PS visitou a linha de produção da fábrica, que se destina maioritariamente ao mercado exportador, sobretudo europeu e norte-americano, tendo ocasião de falar com alguns dos seus trabalhadores.

Antes, Margarida Marques salientou a ideia de que a “União Europeia é não só o espaço geográfico”, mas também “o espaço político”” em que Portugal se integra, acentuando a importância da participação.

“É tão importante votar para o presidente da Câmara como para o Parlamento Europeu. O meu pedido é que votem”, disse a candidata.