home

Paulo Pisco recebe Medalha de Mérito da Confederação do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa

Paulo Pisco recebe Medalha de Mérito da Confederação do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa

A Confederação do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) da Região Provence, Alpes e Cote D'Azur atribuiu ao deputado do PS Paulo Pisco a Medalha de Mérito, pelo seu trabalho de proximidade e presença junto das comunidades portuguesas na Europa. O prémio foi atribuído pelo seu presidente, Jorge Mendes Constante.
Paulo Pisco recebe Medalha de Mérito da Confederação do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa

A atribuição do prémio decorreu na Gala anual que a CCIFP, realizada no dia 10 de maio em Saint-Maxime e que contou com mais quatro premiados: duas empresas da região, uma jovem francesa de origem portuguesa que pediu a nacionalidade para poder competir por Portugal na modalidade de hipismo nas competições internacionais, e ainda a Cônsul-geral em Marselha, Maria João Boavida.

Reconhecido pela distinção, o parlamentar socialista não escondeu a satisfação e a emoção por ter recebido o prémio de uma instituição tão prestigiada como a CCIFP, na presença do seu presidente, Carlos Vinhas Pereira.

Ao usar da palavra, Paulo Pisco começou por reconhecer a importância da CCIFP na promoção do investimento em Portugal e sobretudo por ter dado visibilidade à comunidade portuguesa na região PACA, até então quase no esquecimento até há seis anos atrás antes da sua criação. Desde então, e também com a criação pelo atual Governo do Consulado Honorário em Nice, de que é responsável o empresário Joaquim Pires (também o primeiro presidente da CCIFP-PACA), ganhou visibilidade e projeção uma comunidade altamente dinâmica, respeitada e reconhecida, passando a ter a presença regular de membros dos Governos dos dois países, ‘maires’, deputados e diplomatas, entre outras individualidades.

“A criação da CCIFP-PACA e depois do Consulado Honorário em Nice mudou a visibilidade e a importância da comunidade tanto aos olhos das autoridades francesas como portuguesas”, referiu Paulo Pisco.

O deputado revelou ainda ter registado com muita satisfação o facto de ter sido um Governo do PS a reconhecer à CCIFP o estatuto de Utilidade Pública, uma aspiração antiga que lhe permite ter vantagens fiscais e acesso a fundos, o que pela primeira vez acontece com uma estrutura desta natureza.