A presença portuguesa no mundo e a discussão das noções de diáspora, emigrante, mobilidade e rede, bem como a sua importância para os países de acolhimento e para Portugal, foi o tema da apresentação do deputado do PS, perante cerca de 90 alunos dos 350 que frequentam a universidade nos cursos de Português dos diferentes anos.
Paulo Pisco participou neste encontro no âmbito da celebração dos 15 anos do protocolo entre a universidade Jean Monet e o Instituto Camões, a convite da professora responsável pelos cursos de Português, Rosa Maria Frejaville.
No final do encontro, houve um debate com os alunos, que colocaram diversas questões sobre a presença portuguesa no mundo, a importância da Língua portuguesa, o funcionamento dos órgãos de soberania e sobre a situação política atual.
Entre os alunos nos cursos de Português da universidade Jean Monet uma boa parte é de origem portuguesa e dos presentes cerca de metade revelaram o desejo de passar algum tempo em Portugal ou mesmo ir viver para o país.