Orçamento Participativo Jovem percorre todo o País
Este é um processo de participação democrática, desenvolvido pelo Governo, com uma dotação global de 300 mil euros para projetos com um valor máximo de 75 mil euros, que serão propostos e decididos pelos cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive. Trata-se de uma iniciativa que surgiu na Lei do Orçamento do Estado para 2017, no âmbito do Orçamento Participativo Portugal (OPP), e que é pioneira no plano mundial.
A apresentação de propostas – que deverão beneficiar mais do que um município e versar sobre pelo menos uma das seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, educação para as ciências, inovação social e sustentabilidade ambiental – poderá ser realizada até 29 de outubro, através da página opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
De 27 de novembro a 22 de dezembro decorrerá a votação dos projetos de investimento finalistas, sendo que cada cidadão jovem terá direito a um voto, que poderá ser exercido através da página do OPJovem ou via SMS.
Participa!