home

“O esforço que temos pela frente exige responsabilidades de todos”

“O esforço que temos pela frente exige responsabilidades de todos”

O Governo apelou hoje ao sentido de responsabilidade de “todos”, incluindo as forças da oposição, no processo para a aprovação final do Orçamento do Estado para 2011 e, depois, na sua execução ao longo do próximo ano.

 

Ver vídeo…

A posição foi assumida pelo secretário de Estado da Presidência, João Tiago Silveira. “O esforço que temos pela frente exige responsabilidades de todos: do lado do Governo, da Assembleia da República, da oposição e de todos os portugueses”, declarou João Tiago Silveira.
O secretário de Estado da Presidência defendeu, depois, que, ao longo do processo de aprovação do Orçamento do Estado para 2011, “o Governo tem tido uma capacidade para gerar compromissos e concretizar compromissos”, demonstrando “uma disponibilidade permanente para o diálogo”.
“O Governo convidou o líder do maior partido da oposição [Pedro Passos Coelho] para uma negociação sem compromissos prévios antes da negociação do Orçamento, mas essa negociação foi recusada. Numa fase mais avançada foi possível concretizar essas negociações e que permitiu obter um acordo”, referiu João Tiago Silveira.
Segundo o secretário de Estado da Presidência, “é preciso mostrar inequivocamente que vamos aprovar um Orçamento para o próximo ano que permita reduzir o défice de 7,3 para 4,6 por cento – um esforço nacional em que temos de estar todos empenhados em todo o momento”.
“O Governo vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para concretizar [as metas do Orçamento para 2011]. Esperamos do lado da oposição um igual nível de responsabilidade e uma disponibilidade para o diálogo e para a concretização dos compromissos que permitam atingir este objetivo”, acrescentou.