Nota de Pesar pelo falecimento de Sua Majestade Isabel II do Reino Unido
Foi com consternação e sincero pesar que o Partido Socialista recebeu a notícia do falecimento de Sua Majestade Isabel II do Reino Unido.
Nascida em abril de 1926, Sua Majestade viria a ser coroada Rainha do Reino Unido e do Reino da Comunidade das Nações, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido, em junho de 1953. Em junho passado, comemorou o seu Jubileu de Platina, ao completar setenta anos no trono, tornando-se a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido.
Profundamente devotada ao seu dever, comprometeu-se desde cedo a servir o seu povo e tornou-se um símbolo de unidade e coragem, mesmo nos momentos mais conturbados da história do seu país e do mundo. Com Portugal, consolidou os laços que nos unem ao Reino Unido, reforçando a aliança luso-britânica.
O seu legado além-fronteiras e universal permanecerá ao longo dos tempos como símbolo civilizacional de uma era democrática, de harmonia e de liberdade.
Neste momento de luto e de dor, o Partido Socialista apresenta a toda a Família Real e ao povo do Reino Unido as suas mais sinceras condolências, transmitindo os seus profundos sentimentos pela incomensurável perda sofrida.