home

Matos Fernandes propõe avaliação ambiental das medidas do OE2020

Matos Fernandes propõe avaliação ambiental das medidas do OE2020

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, desafiou os deputados do PS a propor no Parlamento uma avaliação do impacto ambiental das medidas do Orçamento do Estado (OE) para 2020, nos três meses seguintes à sua aprovação.
Matos Fernandes propõe avaliação ambiental das medidas do OE2020

“Qual é o impacto que tem o Orçamento na ação climática, há quem já o faça, e muito dificilmente pode ser feita [a avaliação] previamente, medida a medida”, começou por dizer o governante, durante o painel sobre alterações climáticas que integrou as Jornadas Parlamentares do PS, em Setúbal, no qual participou também o presidente do Fórum da Energia e Clima, Ricardo Campos, com moderação a cargo do vice-presidente da bancada socialista Hugo Pires.

O ministro considera assim “muito interessante que nos três meses seguintes” à elaboração do OE “se dissesse – promovido pela Assembleia da República e era muito interessante que fosse o Grupo Parlamentar do PS a fazer esse desafio – quais as consequências da ação climática para o bem, o menos bem ou para o mal que resultam das propostas”.

A presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, refira-se, aceitou o desafio do governante, durante o discurso de encerramento das Jornadas.

Matos Fernandes também se uniu ao coro de críticas à proposta do PSD sobre o IVA da eletricidade, sublinhando a importância da sustentabilidade energética. Entre “tantos mitos criados à volta do preço da eletricidade e da introdução de fontes renováveis”, nos últimos quatro anos “a eletricidade em Portugal reduziu-se em 8,5% com uma maior incorporação de renováveis”, ao passo que “na Europa aumentou 6%”, sublinhou.