home

Mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro

Mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira responsabilizou, no Parlamento Europeu, aqueles que “pensam mais nos interesses próprios do seu país do que nos interesses comuns da Europa” pelo combate que dirigem à política monetária que o Banco Central Europeu (BCE) tem conduzido em defesa da zona euro.

“É a nossa vez de lembrar que o mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro e não apenas de alguns” e “espero que assim continue”, afirmou o deputado durante a intervenção na sessão plenária de Estrasburgo.

No debate sobre as competências do BCE, Pedro Silva Pereira destacou que a discussão plenária “tornou-se numa forma, não de construir soluções para reforçar a transparência e a prestação de contas, mas de combater a política monetária expansionista”.

“Conhecemos bem o argumento: todas as respostas europeias à crise começaram por ser acusadas de violar os tratados e os mandatos legais das instituições. Tudo era impossível até se tornar possível. E a política monetária não é exceção”, observou Pedro Silva Pereira.

“A verdade é que a situação da economia europeia seria hoje muito pior sem o contributo do BCE e uma decisão precipitada de retirada dos estímulos à economia seria um erro grave, que poria em risco a recuperação da economia europeia”, disse.

In Acção Socialista Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *