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Mais alunos do secundário concluem os estudos nos três anos esperados

Mais alunos do secundário concluem os estudos nos três anos esperados

Mais alunos – sete em cada 10 – estão a concluir o ensino secundário nos três anos esperados. Uma tendência de melhoria que se repete também no ensino profissional e que acompanha os dados positivos mais recentes sobre a evolução nas taxas de abandono escolar precoce e de retenção.

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As conclusões fazem parte de dois estudos da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) publicados esta terça-feira sobre a situação dos alunos que ingressam em cursos científico-humanísticos e profissionais.

Nos dois casos, são cada vez mais os alunos que conseguem chegar ao final do curso sem chumbar, terminando nos habituais três anos. No ano letivo 2019/2020, sete em cada 10 alunos alcançaram esse objetivo, uma melhoria significativa em comparação a 2014/2015, quando apenas 55% dos finalistas concluíram o secundário no tempo normal.

Por outro lado, os alunos com melhores resultados no ensino secundário frequentaram os cursos gerais ou artísticos especializados no básico. Para o Ministério da Educação, esta relação comprova que “a dualização precoce, extinta com os cursos vocacionais, não era desejável”.

Já no que se refere ao ensino profissional, verifica-se igualmente uma tendência crescente no que respeita ao sucesso dos alunos: em 2019/2020, 65% dos alunos concluíam o curso em três anos, registando-se um aumento de 12 pontos percentuais comparativamente a 2014/2015.

Os dados da DGEEC revelam ainda que os alunos que iniciam o secundário com 15 anos, a idade normal, têm melhores resultados. Sobre este aspeto, a tutela considera que os dados comprovam que “a retenção e consequente atraso na idade de desenvolvimento dos estudos não revela eficácia comprovada”.

“Estes dados atestam ainda a importância da diversificação das ofertas no ensino secundário, refletindo o investimento feito em Portugal no ensino secundário, e o sucesso continuado e sustentado das políticas e das práticas localmente desenvolvidas pelas escolas e pelos professores para a melhoria dos resultados”, lê-se no comunicado.

O Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues acrescenta que é no ensino secundário que se encontram os principais focos de exclusão e que se “justifica que este investimento continue”.

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