home

Maiores de 65 anos já podem pedir vacina nos Espaços Cidadão

Maiores de 65 anos já podem pedir vacina nos Espaços Cidadão

As pessoas com mais de 65 anos já podem inscrever-se a partir desta quarta-feira para a vacinação contra a Covid-19 nos Espaços Cidadão. A medida, que visa complementar a inscrição online através do portal disponibilizado para o efeito, foi anunciada ontem pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

“Os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, nesta fase”, disse a governante no Parlamento, durante uma audição na comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, referindo que, desta forma, multiplicam-se por 700 os locais onde presencialmente as pessoas podem fazer a inscrição.

Alexandra Leitão explicou que a medida foi concertada entre a ‘task force’ do plano de vacinação, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e as juntas de freguesias, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta face às necessidades das pessoas que tenham maior dificuldade em fazer o agendamento de forma digital.

Desde o dia 23 de abril que as pessoas com mais de 65 anos podem escolher ‘online’ a data e o local para serem vacinados, através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação, que registou, logo no primeiro dia de funcionamento, mais de 50 mil agendamentos.

Os Espaços Cidadão são pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão, instalados em Lojas de Cidadão e em pontos de atendimento da administração local, estando atualmente em funcionamento mais de 700 destes espaços, que associam a esta nova funcionalidade.

 

Portugal ultrapassa os três milhões vacinas administradas

Na terça-feira, Portugal ultrapassou já os três milhões de vacinas administradas, desde o final de 2020, abrangendo com a vacinação completa cerca de 76% dos idosos com mais de 80 anos.

Na faixa etária seguinte, dos 65 aos 79 anos, são 844.255 (53%) os portugueses que já receberam a primeira dose, embora apenas 72.768 (5%) os que têm a vacinação completa, sendo este agora o público-alvo na prioridade seguinte do plano de vacinação.

Entre os 50 e os 64 anos, 369.790 pessoas (17%) já foram vacinadas com uma dose, enquanto 86.455 (4%) já receberam as duas tomas da vacina.

Ainda de acordo com dados fornecidos pela DGS, um total de 2.225.338 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, 207.404 na última semana, o que equivale a 22% da população portuguesa.

Com a vacinação completa com as duas doses estão agora 827.839 portugueses, mais 137.844 do que na semana anterior e que representam 8% da população.

No total, já foram administradas 3.053.177 doses desde que se iniciou o plano de vacinação contra a covid-19, em 27 de dezembro de 2020.

ARTIGOS RELACIONADOS