home

Legislativas: PS com resultado histórico vence nos 18 círculos do continente e nos Açores

Legislativas: PS com resultado histórico vence nos 18 círculos do continente e nos Açores

O Partido Socialista conseguiu uma vitória histórica nas eleições legislativas de domingo, alcançando a maioria absoluta e uma vantagem superior a 13 pontos sobre o PSD, com 41,68% dos votos e 117 deputados eleitos, quando faltam ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
Eleições Legislativas 2022

António Costa alcança assim a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, resultado apenas alcançado em 2005, triunfando em todos os 18 círculos eleitorais do continente e na Região Autónoma dos Açores. De fora, fica apenas a Região Autónoma da Madeira, onde mesmo tendo sido a segunda força política mais votada, alcançou, contudo, metade dos mandatos atribuídos.

Comparativamente aos resultados de 2019, os socialistas conquistam quase mais 400 mil votos e pelo menos mais nove deputados, garantindo, desde já, mais um do que o número necessário para ter maioria no Parlamento.

Ainda numa análise aos resultados de domingo, destaca-se a conquista pelo PS, face a 2019, dos círculos eleitorais de Bragança, Leiria, Vila Real e Viseu, completando o pleno do território continental.

No que se refere à distribuição de mandatos, o PS conquistou mais um deputado nos círculos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real, e mais dois pelo círculo do Porto, mantendo o mesmo número de deputados pelos restantes círculos.

Veja os resultados em detalhe aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS