home

José Sócrates: “Nós queremos o Estado a puxar no combate contra as desigualdades, nós …

José Sócrates: “Nós queremos o Estado a puxar no combate contra as desigualdades, nós …

O secretário-geral do PS acusou hoje o presidente do PSD de ser portador de um liberalismo insensato, que chega ao ponto de colocar em causa algumas das bandeiras da doutrina social da Igreja.

Ver vídeo…

“É aqui que as águas se separam”, declarou José Sócrates referindo-se às diferenças entre PS e PSD nas políticas de combate às desigualdades sociais, num almoço comício em Elvas, que juntou, segundo a organização dos socialistas, cerca de duas mil pessoas.
José Sócrates frisou que uma geração de pessoas ligadas à doutrina social da Igreja lutou para que nas relações laborais não fosse possível o despedimento sem justa causa, “mas o PSD quer agora colocar em causa esse sustentáculo do Estado social”.
“Eles querem uma educação para pobres e outra para ricos, como acontecia antes do 25 de Abril de 1974. Para que não haja equívocos vou dizer com todas as letras: Isto é verdadeiramente um problema ideológico, de uma ideologia insensata, porque eles acham que não devemos fazer nada para reduzir as desigualdades”, acusou o secretário-geral do PS.
Sócrates acusou ainda Pedro Passos Coelho de ter atacado a dignidade das pessoas que frequentam o programa Novas Oportunidades “por puro preconceito de classe social”.
“Eu sei bem o que eles querem [PSD], acham que devemos manter as desigualdades, nada querem fazer para as inverter, mas também querem retirar da Constituição o artigo que diz que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser gratuito. Pergunte-se a esse líder [do PSD] afinal de contas quem vai pagar e quanto vai pagar pela saúde?”, questionou Sócrates.
Segundo Sócrates, há uma verdadeira linha de demarcação entre o PS e o PSD.
“Nós queremos o Estado a puxar no combate contra as desigualdades, nós somos da esquerda democrática. Eles têm uma visão insensata radical do liberalismo em que será cada um por si”, sustentou.