home

João Ribeiro – Não existe «política cultural em Portugal»

João Ribeiro – Não existe «política cultural em Portugal»

O PS afirmou hoje que não existe “política cultural em Portugal”, acusando o primeiro-ministro de “incompetência”.

O Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Ribeiro, fez o balanço da cultura em Portugal, após ter reunido com profissionais da área da Sede Nacional do PS: “Ausência de política e incompetência do primeiro-ministro”.

João Ribeiro salientou dois pontos em que o PS quer insistir. O primeiro diz respeito à privatização da RTP, questão em que os socialistas estão totalmente “contra”. “O Governo não ouviu o que disse o PS”, acusou, vincando a sua “posição muito clara e inequívoca”. “Queremos que o Governo ouça esta mensagem”, já que “a RTP é de todos os portugueses”, defendeu.

“A RTP não é do Governo e a privatização não pode ser mera opção contabilística do ministro das Finanças”, acrescentou.

O Secretário Nacional revelou qual o segundo ponto mais importante debatido na reunião: “Foi com muita surpresa que a maioria anunciou que vai votar contra a proposta do PS sobre regras de transparência na propriedade dos órgãos de comunicação”.

“O PS quer saber porquê”, revelou, acrescentando que “a maioria pode mudar sentido de voto até amanhã [dia da votação], ainda estão a tempo”.

João Ribeiro disse, ainda, que, se o Executivo votar contra a proposta socialista, irão haver “consequências políticas”.