home

Investimento de 17 ME reforça competências de mais 25 mil funcionários públicos

Investimento de 17 ME reforça competências de mais 25 mil funcionários públicos

O Governo reforçou o Programa Qualifica AP com 17 ME, por via do PRR, o que irá beneficiar 25.500 trabalhadores das administrações públicas central e local, avançou esta segunda-feira, em Coimbra, a ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

Alexandra Leitão

“À geração mais qualificada de sempre tem de corresponder uma administração pública igualmente qualificada”, afirmou esta segunda-feira, a ministra da Modernização do Estado e da Administração, Alexandra Leitão, durante a cerimónia de assinatura de um contrato para financiamento da atividade do Centro Qualifica AP para a Administração Local, em Coimbra.

No sentido de promover as qualificações dos trabalhadores da administração pública, o Programa Qualifica AP vai receber, até 2026, cerca de 17 milhões de euros por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que irá beneficiar 25.500 trabalhadores da função pública.

“Dos mais de 700 mil trabalhadores das administrações públicas em Portugal, cerca de um quarto não tem o ensino secundário completo”, sendo que outros 20% apenas concluíram o 12º ano.

A aposta nas qualificações e competências “é uma bandeira deste Governo”, sublinhou Alexandra Leitão, para quem “ainda há muito caminho a percorrer”.

“O objetivo é investir nas qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos percursos profissionais dos trabalhadores, sempre enquadrados nas necessidades dos diferentes órgãos e serviços da administração pública que integram. O resultado esperado é uma administração pública mais capaz”, disse a ministra.

Já em comunicado, o gabinete de Alexandra Leitão sublinhou o “investimento muito significativo” de 88 milhões de euros inscritos no PRR para capacitar a administração pública, “com destaque para a formação e qualificação dos trabalhadores que já integram os serviços do Estado e para atrair jovens mais qualificados”.

O Centro Qualifica AP para a Administração Local, onde a ministra Alexandra Leitão esteve esta segunda-feira, foi criado pelo Governo em cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e com a Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), no âmbito do PRR.

ARTIGOS RELACIONADOS