home

Investimento cresceu 34% até outubro

Investimento cresceu 34% até outubro

O ministro das Finanças, Mário Centeno, assinalou hoje no Parlamento que o investimento em Portugal aumentou 34% até outubro, sublinhando que no Serviço Nacional de Saúde (SNS) atingirá este ano “o valor mais elevado das últimas décadas”.
Investimento cresceu 34% até outubro

“A melhor forma de promover o futuro é através do investimento, com a responsabilidade que tem caracterizado toda a legislatura. O investimento em 2018 cresce, até outubro, 34%”, afirmou Mário Centeno, intervindo no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

O titular da pasta das Finanças detalhou depois, perante os deputados, que o investimento no SNS “cresce 52% e atingirá este ano o valor mais elevado das últimas duas décadas”, aumentos significativos que também podem ser observados em outras áreas estratégicas, como em relação à CP – Comboios de Portugal, com um “forte crescimento de 21%”, ou na Infraestruturas de Portugal (IP), com uma subida de 138%, em mais 63 milhões, “sobretudo associada ao projeto Ferrovia 2020”. 

“São apenas alguns dos números do que é o Orçamento de 2018 e que se projetam no OE2019”, referiu Mário Centeno, evidenciando que, ao longo da legislatura, o orçamento da Saúde aumentou 1.900 milhões de euros ou que no setor da Educação esse aumento foi de mais 685 milhões de euros, com mais 10 mil profissionais, entre os quais 6 mil docentes.

Uma legislatura ganha pelos portugueses

Na sua intervenção, o ministro das Finanças realçou ainda o caminho percorrido ao longo da legislatura, de devolução de rendimentos, gerador de um clima de confiança empresarial e social, e de criação de melhor emprego, “sempre de mãos dadas com a responsabilidade orçamental”, sustentando que a proposta de OE2019 é “de continuidade, de estabilidade e de previsibilidade”.

“Um Orçamento responsável, votado por uma maioria responsável, um Orçamento que reforça os direitos, aumenta a confiança e incentiva o investimento e a produtividade, um Orçamento para todos e a pensar no país”, afirmou, realçando que “esta legislatura é uma legislatura ganha pelos portugueses”.

“Não nos desviaremos deste caminho. Porque esse é o compromisso com o futuro do país”, concretizou