home

Homenagem a Salgueiro Maia em dia de portas abertas e participação cívica

Homenagem a Salgueiro Maia em dia de portas abertas e participação cívica

No 44º aniversário da Revolução dos Cravos, a residência oficial do primeiro-ministro volta a estar de portas abertas a todos os visitantes, a partir das 14h30 desta quarta-feira, com destaque para a presença, nos jardins de São Bento, da chaimite ‘Bula’ comandada em 25 de Abril de 1974 pelo Capitão Salgueiro Maia.
Homenagem a Salgueiro Maia em dia de portas abertas e participação cívica

A viatura militar que transportou a coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa e o ex-presidente do Conselho, Marcello Caetano, quando saiu do Quartel do Carmo após rendição, estará estacionada ao lado de um conjunto de fotografias históricas que testemunham alguns dos momentos mais marcantes daquele dia.
No âmbito do incentivo à participação cívica e democrática, outro dos temas fortes das comemorações deste ano, os visitantes de São Bento poderão também contribuir com propostas para a edição de 2018 do Orçamento Participativo, num espaço dedicado para o efeito.
Num dia festivo e de celebração popular, a residência oficial acolhe ainda, até às 19h00, mostras de produtos regionais de gastronomia e artesanato, com relevo para as figuras em barro de Estremoz, representantes nacionais do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e um extenso programa cultural e musical, com destaque para um espetáculo de tributo a Zeca Afonso, pela orquestra de alunos do Hot Clube de Portugal.

Assembleia de portas abertas
Ao lado, a Assembleia da República assinala também o aniversário da Revolução de Abril com a habitual sessão solene no hemiciclo, de manhã, abrindo depois as portas ao público, à tarde, para visitas e atividades culturais. Como novidade, os visitantes vão poder circular, pela primeira vez, através dos jardins comuns que ligam o edifício da Assembleia e a residência oficial do primeiro-ministro.

Desfile na Av. da Liberdade e homenagem a Mário Soares
Pelas 15h00, tem lugar o tradicional desfile popular em Lisboa, organizado pela Associação 25 de Abril, partindo do Marquês de Pombal até ao Rossio, sob o lema “Abril de novo, com a força do povo”.
Antes, pelas 13h00, está prevista a inauguração da renovada zona sul do Jardim do Campo Grande, que terá o nome do antigo chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia onde estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
Neste renovado espaço verde da capital, haverá ainda, pela manhã, música, arte urbana, jogos, desporto, insufláveis e muitas atividades para as famílias.
Abril está na rua.