home

Governo prepara plano de redes cicláveis

Governo prepara plano de redes cicláveis

O Executivo vai avançar com um plano nacional de redes cicláveis, para promover a ligação entre cidades que já têm ciclovias e locais nas proximidades que ainda não as têm, revelou o ministro do Ambiente.
Governo prepara plano de redes cicláveis

O plano, em fase de anteprojeto, deverá estar delineado em março, para então começar a ser executado, adiantou João Matos Fernandes, no final da conferência “Mobilidade sustentável: o que aí vem?”, que decorreu em Lisboa.

Segundo explicou Matos Fernandes, a ideia não é ter um plano semelhante ao Plano Rodoviário Nacional, porque “não faz sentido haver uma ciclovia do extremo ao outro” do país, mas ter uma “rede de infraestruturas para bicicletas”, ligando muitos municípios que já têm a sua rede de ciclovias a sítios e vilas muitos próximos, que podem “crescer muito nas deslocações em bicicleta”.

Comparando as ciclovias atualmente existentes a “várias ilhas onde não é possível circular”, .João Matos Fernandes deu as regiões do Algarve, do Oeste, do Vale do Ave e do Vale do Cávado como exemplos de zonas que podem beneficiar deste plano, acrescentando que as novas ciclovias a construir obedecerão a um mesmo modelo de projeto.

Matos Fernandes disse ainda que Portugal tem “um desafio” pela frente, o de contrariar as estatísticas que colocam o país “na cauda da Europa nas deslocações de bicicleta”, desafiando as empresas a fazerem “diferente e melhor”, proporcionado as necessárias condições aos funcionários que pretendam deslocar-se de bicicleta para o seu local de trabalho.