home

Governo lança primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública financiadas pelo PRR

Governo lança primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública financiadas pelo PRR

O Governo lançou os primeiros cursos de formação de capacitação digital para os trabalhadores da Administração Pública. A formação é assegurada pelo Instituto Nacional de Administração (INA) e conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

Plano de Recuperação e Resiliência

O INA iniciou os primeiros cursos de formação sobre ferramentas tecnológicas destinados aos trabalhadores da Administração Pública. Os cursos são financiados Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e prevêem um total de 84 horas de formação, visando aumentar as competências digitais dos trabalhadores e dirigentes de acordo com as suas necessidades.

Trata-se de quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores e dirigentes.

A formação incide sobre os programas ‘AP 4.0 – Ferramentas de Produtividade’ (destinado a trabalhadores sobre processamento de texto, cálculo, utilização de plataformas colaborativas e de ensino e formação à distância, etc.) e ‘AP 4.0 – Tecnologias Emergentes e Gestão’ (destinado a dirigentes e técnicos superiores sobre as tecnologias emergentes, tais como Cloud, Inteligência Artificial, Data Science, Código Aberto e Contratação TIC).

Está também previsto que sejam lançados cursos de formação para técnicos da carreira de informática, com vista a reforçar os organismos da Administração Pública e responder aos novos desafios que decorrem da política de modernização e digitalização do Estado.

Nesta primeira fase, o Governo espera desenvolver 13 cursos de formação até ao final do ano, abrangendo um universo de três centenas de formandos que vão adquirir conhecimentos em áreas como a cibersegurança, inovação e grandes dados, introdução à inteligência artificial, otimização e Gestão de Dados em Excel e elaboração de Dashboards de Apoio à Decisão.

PRR com 88 ME para formação digital

O combate à infoexclusão é uma prioridade do Governo, pelo que o PRR prevê um investimento de cerca de 88 milhões de euros destinados a aumentar as qualificações e competências digitais dos trabalhadores e dirigentes das Administrações Públicas Central e Local, designadamente dos assistentes operacionais e das carreiras gerais e especiais, bem como dos técnicos superiores e dirigentes, os quais vão beneficiar de formação superior e avançada em gestão que será ministrada pelo INA em consórcio com instituições de ensino superior.

No âmbito da devolução do estatuto de Instituto Público ao INA, entidade responsável pela definição do novo modelo de ensino e formação na Administração Pública, foram estabelecidos acordos de cooperação com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o que irá permitir dotar o INA com recursos humanos altamente qualificados para garantir a formação qualificada e promover a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública.

ARTIGOS RELACIONADOS