home

Governo investe 443 mil euros em melhoria de 40 bibliotecas públicas

Governo investe 443 mil euros em melhoria de 40 bibliotecas públicas

Quatro redes intermunicipais de bibliotecas das regiões Norte, Centro e Sul vão receber um apoio de 443 mil euros para melhorar a oferta e os serviços de 40 bibliotecas públicas. A assinatura dos contratos-programa foi realizada em Lisboa, com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes chega a 311 projetos

O investimento, que será aplicado até 2021, inserindo-se no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços de Bibliotecas Públicas (PADES), vai abranger projetos em bibliotecas afetas às redes intermunicipais do Cávado (Minho), Alentejo Central, Lezíria do Tejo e Médio Tejo

Das quatro redes intermunicipais que receberão este apoio, a maior fatia financeira (204 mil euros) irá para o Alentejo Central, para pôr em prática o projeto ‘Ler e Crescer em Família’, que prevê, entre outros objetivos, promover a literacia na comunidade local e renovar as coleções das bibliotecas.

A rede de bibliotecas da Lezíria do Tejo, por sua vez, será contemplada com 115 mil euros para executar o projeto ‘BiblioTICS’, destinado a formar técnicos em literacia digital, enquanto a rede do Médio Tejo receberá 109 mil euros para o projeto ‘CIA: Cidadania Informada e Ativa’, que visa promover competências digitais na população local.

Por fim, a criação de uma plataforma digital para disponibilizar online livros e periódicos das bibliotecas municipais do Vale do Cávado, irá receber um investimento de 15 mil euros.

Programa PADES

O programa PADES foi criado pelo Governo em 2018 para responder à necessidade de modernização da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, instituída em 1987, capacitando as suas instalações e serviços, dando prioridade à intervenção em regiões mais periféricas e com menor cobertura de bibliotecas públicas.

No âmbito do programa PADES foram já criadas 13 redes intermunicipais de bibliotecas.

Os dados mais recentes indicam que, em Portugal, existem 303 bibliotecas municipais, com valências gratuitas para os utilizadores, integrando, na sua maioria, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.