home

Governo homenageia trabalhadores e apresenta novo portal da segurança social

Governo homenageia trabalhadores e apresenta novo portal da segurança social

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social decidiu celebrar o Dia da Segurança Social, que se assinala a 8 de maio, distinguido, de forma simbólica, 14 trabalhadores que exercem funções nos organismos do ministério e em instituições do setor social e solidário.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

“Homenageamos trabalhadores dos organismos do ministério que representam a segurança social, mas também trabalhadores de lares”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a iniciativa, que teve lugar esta segunda-feira, em Lisboa.

“São 14 trabalhadoras e trabalhadores da Segurança Social e das instituições da Segurança Social, [distinguidos] como forma de reconhecer todo o trabalho que, no último ano, fizeram ao serviço dos outros”, disse Ana Mendes Godinho.

Os trabalhadores distinguidos representam as diferentes áreas e dimensões da Segurança Social e foram indicados pelas próprias instituições, como sejam a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, bem como o INATEL, o Instituto Nacional para a Reabilitação e várias instituições do setor social e solidário.

“O Estado social respondeu quando tudo o resto falhou”, sublinhou a governante, acrescentando que o Ministério da Segurança Social está apostado em modernizar os seus organismos de modo a aumentar a eficiência e qualidade dos serviços a prestar aos utentes e, também, em reforçar o apoio às instituições sociais.

“Temos um grande investimento na segurança social mais digital e também nas novas respostas de atendimento”, avançou a ministra.

 

Novo portal da Segurança Social

A Segurança Social tem já em funcionamento um novo portal que torna mais simples, fácil e inclusivo o acesso para corresponder às necessidades dos cidadãos e das empresas.

O novo portal é totalmente responsivo, mais seguro e está adaptado aos dispositivos móveis, além de cumprir todas as normas ao nível da acessibilidade, para garantir o acesso e a inclusão de todos os cidadãos.

A nova ferramenta passa a permitir, também, proceder ao agendamento, através do serviço SIGA, de atendimento através de videoconferência, o que até agora só era possível através da Linha da Segurança Social (300 502 502).

Foi também lançada uma nova plataforma de divulgação de estatísticas, que concretiza a medida Simplex ‘Stat Segurança Social’, onde podem ser consultados os principais indicadores estatísticos e diversas informações de forma interativa, nomeadamente sobre remunerações e contribuições declaradas de trabalhadores dependentes e independentes.

O novo portal da Segurança Social encontra-se disponível no mesmo endereço.

ARTIGOS RELACIONADOS