home

Governo está a colocar bombas relógio nas casas dos portugueses com aumento do IMI

Governo está a colocar bombas relógio nas casas dos portugueses com aumento do IMI

motra-andradeO PS acusou hoje o Governo de colocar bombas relógio na casa das famílias portuguesas com a possibilidade de aumentos drásticos do IMI, e avançou que na discussão do Orçamento de Estado exigirá a manutenção da cláusula de salvaguarda.

O vice-presidente da bancada socialista Mota Andrade manifestou “a enorme preocupação do PS” face a um possível “aumento incomportável e abusivo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2013”.

“As famílias portuguesas têm uma bomba relógio em casa que se chama IMI e que vai rebentar em 2013 se nada for feito”, advertiu.

Segundo Mota Andrade, constituem motivo de “grande preocupação” as declarações “do ministro das Finanças ao dizer que será retirada do Orçamento do Estado para 2013 a cláusula de salvaguarda que impunha um limite de subida do IMI até 75 euros”.

“Se isso acontecer, em sede de discussão do Orçamento na especialidade, o PS irá fazer votar uma medida para que a cláusula de salvaguarda seja de novo colocada. Em nome do PS, quero também expressar a preocupação face ao pouco rigor da forma como as avaliações de imóveis estão a ser executadas”, afirmou.

Há casos em que engenheiros e técnicos de avaliação não se deslocam ao local e “fazem as avaliações através do Google”, acusou.

“Isso é motivo de grande preocupação, porque, desde logo, o estado de conservação dos imóveis não é tido em conta, criando-se assim enormes injustiças. Por outro lado, os critérios que datam de 2003 estão hoje desajustados e fazem com que o valor dos imóveis seja sempre muito elevado, sendo sobre este valor que incide o IMI”, acrescentou o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.