home

Governo assume compromisso de fortalecer a administração pública

Governo assume compromisso de fortalecer a administração pública

Nos meses de janeiro e fevereiro, cerca de 40 mil trabalhadores da Administração Pública viram já refletida na sua remuneração a respetiva valorização compensatória, estimando o Governo que o número de trabalhadores abrangidos venha a duplicar em março.
Saldo orçamental positivo mas já a refletir efeitos da pandemia

O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças, em comunicado, na sequência de mais uma ronda do processo com as estruturas sindicais, onde o Executivo socialista reiterou o seu compromisso para o fortalecimento da Administração Pública.

“O Governo assumiu o compromisso de fortalecer a Administração Pública, promovendo a sua eficiência e sustentabilidade e proporcionando condições de trabalho digno para os seus profissionais”, refere a nota do Ministério liderado por Mário Centeno, revelando ter sido neste quadro que foi apresentada aos parceiros sindicais a proposta de estratégia para a revisão do conjunto de carreiras que desde 2009 permanece ainda por rever.

Neste sentido, informa-se ainda, foi proposto o inicio da revisão das carreiras transversais à administração pública, nomeadamente, as da área da fiscalização, informática e inspeção.

“Este processo não prejudica os processos de revisão de carreiras sectoriais que se encontram em curso com as respetivas tutelas e com o necessário acompanhamento do Ministério das Finanças”, acrescenta o comunicado, referindo que foi ainda transmitido às estruturas sindicais o ponto de situação sobre o descongelamento das carreiras na administração central.