Governo assinala Dia Municipal para a Igualdade
A iniciativa, que terá lugar, a partir das 14h00, no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, na Estrada de Telheiras, em Lisboa, visa apresentar e debater o papel dos municípios, as ferramentas e as estratégias necessárias para alcançar a igualdade entre mulheres e homens a nível local.
“A territorialização é uma prioridade e uma linha transversal da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual. Tendo este fator em conta, realizámos uma revisão do modelo de protocolo entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e os municípios no sentido de reforçar o compromisso mútuo, estabelecendo linhas orientadoras seguras no percurso dos municípios”, indica a secretária de Estado, que será acompanhada, na sessão de abertura do Encontro, pelo presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, o socialista Pedro Delgado Alves.
A agenda do evento terá depois início com a conferência “Igualdad y conciliación en las políticas locales”, a cargo da especialista espanhola Mónica Gelambi Torrel, prosseguindo com o painel “Recursos e Instrumentos de Mainstreaming de Género na Vida Local”, que conta com as intervenções das investigadoras Virgínia Ferreira e Sara Falcão Casaca.
A autarca socialista de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, representante da Associação Nacional De Municípios Portugueses no Comité Permanente para a Igualdade do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa, participa também no painel com a temática “Igualdade de Género na Vida Local, num contexto Europeu”.
O Encontro Nacional encerra com a entrega dos Prémios “Viver em Igualdade 2018” aos municípios que apresentaram boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.