De acordo com o ME, “tal como nos anos anteriores, os ‘vouchers’ vão sendo disponibilizados gradualmente, à medida que são constituídas as turmas e devidamente carregadas pelas escolas”, pelo que, o ministério recomenda que “os encarregados de educação devem estar atentos à plataforma” MEGA, apesar serem “avisados da disponibilização dos vouchers através de correio eletrónico”.
O Ministério da Educação lembra, ainda, “que para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou através da app Edu Rede Escolar”.
Através de “uma destas opções”, os encarregados de educação “terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos ‘vouchers’ para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento”, esclarece o ministério.
Por seu lado, “as livrarias, para fazerem parte do programa MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos, devem inscrever-se na área reservada da plataforma”, informa o ME.
O ministério de Tiago Brandão Rodrigues conta que na próxima semana comecem a ser distribuídos os ‘vouchers’ para os alunos dos anos de início de ciclo, ou seja: 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade.