home

Francisco César manifesta disponibilidade e empenho do PS na defesa da Universidade dos Açores

Francisco César manifesta disponibilidade e empenho do PS na defesa da Universidade dos Açores

O vice-presidente do Grupo Parlamentar socialista Francisco César reuniu esta segunda-feira com a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, para debater assuntos estruturais ao pleno funcionamento da academia açoriana, dossiês sobre os quais manifestou a sua “total disponibilidade e empenho” em continuar a apoiar e a defender os interesses da instituição.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
Francisco César, Universidade dos Açores

Durante a visita informal à Universidade dos Açores, o deputado socialista na Assembleia da República, que se fez acompanhar da vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Sandra Dias Faria, referiu os assuntos abordados, destacando “o financiamento corrente, com a revisão do contrato-programa entre a Universidade dos Açores, o Governo da República e o Governo Regional, mas, também, a participação em projetos científicos nacionais e o acesso a fundos comunitários”, conforme salientou o parlamentar.

A esse propósito, Francisco César relembra a garantia dada pelo Governo da República, que, em resposta a um requerimento dos deputados socialistas, assegurou a elegibilidade da Universidade dos Açores no acesso a fundos europeus, no âmbito do quadro Portugal 2030.

Para Francisco César, “esta foi uma notícia que mereceu a nossa saudação, e cujo enquadramento, no âmbito dos fundos comunitários, já havíamos defendido”, sendo, por isso, o “cumprimento de mais uma promessa do Governo da República para com a Região, desta feita com a Universidade”.

Segundo manifestou, “esta solução irá permitir apoiar a participação das instituições de Ensino Superior das Regiões Autónomas, e, neste caso específico, a Universidade dos Açores, em projetos de investigação e desenvolvimento, em co-promoção, com entidades de outras regiões menos desenvolvidas”.

Mas, ainda durante a reunião informal com a Reitoria, Francisco César saudou, igualmente, o anúncio da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que já este mês assegurou o cumprimento do contrato-programa entre o Estado e a Academia Açoriana devidamente atualizado à realidade presente.

“Este foi um compromisso assumido durante a campanha eleitoral e reiterado pelo presidente do PS/Açores e que agora, atualizado à conjuntura atual, é um sinal demonstrativo da atenção que os Governos da República do Partido Socialista dedicam aos assuntos da nossa Região”, frisou o socialista.

Para Francisco César há, agora, que continuar a efetuar as diligências necessárias “para que a Universidade dos Açores tenha condições para proceder à restruturação e modernização de que necessita a bem da Região”, sendo que nessas matérias a academia pode continuar a contar “com a nossa total disponibilidade e empenho na defesa dos seus interesses, junto do Governo da República”.

ARTIGOS RELACIONADOS