home

Faleceu Beatriz Cal Brandão

Faleceu Beatriz Cal Brandão

O Secretário-Geral do Partido Socialista, António José Seguro, já transmitiu à família os votos de pesar e sentidas condolências em nome do PS. Para o Secretário-Geral do PS, “Beatriz Cal Brandão é uma figura emblemática do combate à ditadura e uma referência incontornável da história da democracia portuguesa e do Partido Socialista, pela força das suas convicções e pela firmeza da sua luta constante na defesa dos direitos das mulheres portuguesas”.

 

NOTA DE IMPRENSA

O Partido Socialista vem por este meio comunicar o falecimento de Beatriz Cal Brandão, fundadora e militante do PS.

Beatriz Cal Brandão faleceu este sábado e o seu corpo estará em câmara ardente a partir desta tarde na Capela de Gulpilhares, em Vila Nova de Gaia. A cerimónia fúnebre realiza-se na próxima segunda-feira e a cerimónia de cremação na próxima 4a feira no cemitério de Agramonte, no Porto.

Beatriz Cal Brandão, militante socialista de excepção, nasceu no Porto em 1914 e formou-se em Engenharia Química. Casou com Mário Cal Brandão, também fundador do PS, tendo sido deputada depois do 25 de Abril, logo na Assembleia Constituinte. Foi a primeira deputada em Portugal a defender, na Assembleia da República, o direito à interrupção voluntária da gravidez.