home

Exposição Miró inaugurada hoje em Serralves

Exposição Miró inaugurada hoje em Serralves

A exposição da coleção do artista catalão Joan Miró em pertença do Estado português é hoje inaugurada, ao final da tarde, no Museu de Serralves, no Porto, numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, entre outras personalidades da vida política e cultural.
Lisboa acolhe exposição Miró

Intitulada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, a exposição mostra pela primeira vez ao público 80 das 85 obras do artista provenientes do antigo BPN, das quais o Estado tomou posse, abrindo ao público no sábado e ficando patente até 28 de janeiro de 2017.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri e desenho arquitetónico de Álvaro Siza Vieira, a exposição abrange um período de seis décadas da carreira do artista catalão – de 1924 a 1981 -, integrando desenhos e outras obras sobre papel, pinturas, além de seis tapeçarias de 1973, uma escultura, colagens, uma obra da série “Telas queimadas” e várias pinturas murais.

Segundo assinalou a diretora do Museu, Suzanne Cotter, é “imensamente relevante” para Serralves acolher a estreia ao público da coleção, sublinhado também o seu significado “para o povo português”.

A primeira mostra pública da coleção acontece na semana em que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o acervo de Miró ficará em Portugal, em permanência, na cidade do Porto.