home

Edite Estrela – «Sem o novo pacto comunitário Portugal ficará sem financiamento»

Edite Estrela – «Sem o novo pacto comunitário Portugal ficará sem financiamento»

Edite_estrela.jpg

A líder da delegação do PS no Parlamento Europeu, Edite Estrela, definiu hoje o novo pacto orçamental da União Europeia (UE) como “mau”, mas advertiu que Portugal não tem alternativa à sua aprovação para impedir que fique sem financiamento.

“[O pacto] é mau, não vai resolver os problemas dos países com dividas soberanas elevadas. E sobretudo não vai resolver os problemas das pessoas. A posição mais cómoda e fácil seria dizer que devemos todos votar contra. Mas o que parece ser muito fácil pode tornar-se muito difícil. Portugal está a viver uma situação excecional, precisa de ser financiado, e uma condição para o seu financiamento é a aprovação deste pacto orçamental”, afirmou Edite Estrela.

O PS, advertiu, deve “reforçar e sublinhar” um “caminho alternativo” para Portugal, mas o partido, acredita, não deixará de manter um “sentido de responsabilidade” em questões de interesse nacional.

Sem o novo pacto comunitário, Portugal, país “financeiramente amordaçado” em virtude do programa de resgate, ficará “sem financiamento” para o seu futuro mais imediato, considerou a socialista.