home

"É evidente que desde que a Oposição rejeitou o PEC, o país ficou numa situação de …

"É evidente que desde que a Oposição rejeitou o PEC, o país ficou numa situação de …

Pedro Silva Pereira garantiu, esta quinta-feira, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, que o Governo continua empenhado em “lutar com todas as suas forças” contra um pedido de ajuda externa do país e explicou que o recurso a essa ajuda implica um programa de medidas “que ultrapassa as competências de um Governo de gestão”.

Ver vídeo…

Pedro Silva Pereira garantiu que o Governo está a acompanhar a situação do país nos mercados financeiros internacionais e que adoptará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para evitar o recurso a uma ajuda externa, lembrando que essa ajuda ditará o afastamento do financiamento do país dos mercados externos “durante vários anos” e a adopção de um programa de austeridade muito mais exigente.
“Um pedido de ajuda externo envolve uma negociação das respectivas condições e a aprovação de um programa de medidas. É esse programa de medidas que ultrapassa as competências de um Governo de gestão”, explicou, insistindo que o governo está a tentar dar “sinais de confiança” para os mercados e, questionado pelos jornalistas sobre declarações do líder do PSD, considerou que “não dever especular sobre cenários”.
“É evidente que desde que a Oposição rejeitou o PEC, o país ficou numa situação de maior dificuldade do que estava antes. Menos de uma semana depois dessa decisão irresponsável, o país ficou numa situação muito difícil para garantir o seu financiamento”, disse, numa critica renovada ao chumbo da oposição do PEC IV.

 

In DN