home

Desporto Escolar sobre rodas: Primeiros Kits de bicicletas chegam às escolas

Desporto Escolar sobre rodas: Primeiros Kits de bicicletas chegam às escolas

O projeto ‘Desporto Escolar (DE) sobre rodas’ vai chegar às escolas no arranque deste ano letivo 2022/2023, com o início da distribuição de bicicletas em todos os estabelecimentos de ensino públicos do país com 2º ciclo do ensino básico.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Desporto Escolar sobre rodas

Iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Ministério da Educação, o ‘DE sobre rodas’ surgiu em 2019 como projeto integrante, nas áreas do desporto e educação, da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030.

A promoção de uma mudança de comportamentos da população escolar para uma mobilidade sustentável, ativa e responsável, é um dos objetivos do projeto, procurando assegurar que todas as crianças possam, na sua escola e com professores qualificados para o efeito, aprender a pedalar em segurança, promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público.

Pretende-se, também, que as atividades deste projeto sejam desenvolvidas de forma transversal em cada Agrupamento de Escolas ou Escolas Não Agrupadas, em articulação curricular com a Autonomia e Flexibilidade Curricular e os Planos de Inovação, por forma a chegar a um número de alunos cada vez maior, desenvolvendo simultaneamente dinâmicas entre a comunidade escolar e a comunidade local.

Para o arranque do projeto cada estabelecimento de ensino irá receberá dois Kits de material velocipédico, composto por 3 bicicletas roda 16″, 3 bicicletas roda 20″, 3 bicicletas roda 24″, uma bicicleta roda 26″ e 10 capacetes.

A entrega do material velocipédico, por parte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, ocorrerá de forma faseada, envolvendo, já a partir de setembro deste ano, 259 estabelecimentos de ensino, e estendendo-se até 2024.

ARTIGOS RELACIONADOS