home

Défice cai 1.900 ME e excedente primário cresce 2.087 M€ até agosto

Défice cai 1.900 ME e excedente primário cresce 2.087 M€ até agosto

O défice orçamental registou uma “melhoria de 1.901 milhões” face ao mesmo período de 2016 e que o saldo primário ascendeu a 3.734 milhões de euros, um aumento de 2.087 milhões de euros”.

O gabinete de Mário Centeno refere que, para a evolução do défice orçamental nos primeiros oito meses do ano “contribuíram o aumento da receita de 4,3% e o crescimento da despesa de 0,4%”.

“A continuação desta tendência de melhoria dá confiança no alcance dos objetivos orçamentais definidos para 2017 e permitirá acomodar o impacto de fatores que se traduzirão num abrandamento do ritmo de redução do défice no quarto trimestre”, lê-se ainda na nota, com as Finanças a estimar que estes fatores representem “cerca de 1.500 milhões de euros” no total.

Em causa está, do lado da despesa, o perfil do pagamento do subsídio de Natal este ano (com 50% a ser feito em novembro) e, do lado da receita, a componente temporária do Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) e o acerto de margens financeiras da União Europeia.

Quanto ao saldo primário, que exclui os encargos com a dívida pública, a tutela indica que “o excedente primário ascendeu a 3.734 milhões de euros, um aumento de 2.087 milhões de euros”.