home

“Defesa da Escola Pública”: 33 personalidades assinam o manifesto que defende a Escola …

“Defesa da Escola Pública”: 33 personalidades assinam o manifesto que defende a Escola …

O secretário-geral do PS, José Sócrates, participa, sábado, num fórum com signatários do manifesto “Defesa da Escola Pública”, para reafirmar “a importância da escola pública para promover a igualdade de oportunidades”.

“É preocupação por parte de todos os que subscreveram o Manifesto afirmar a importância da escola pública para promover a igualdade de oportunidades e garantir o acesso generalizada e gratuito parta todas as crianças e jovens do país”, disse à Lusa o professor Domingues Fernandes, um dos signatários. O docente sublinha que este movimento “não é feito por oposição ao ensino particular e cooperativo”.
O Manifesto “Defesa da Escola Pública” junta 33 personalidades como Albino Almeida, António Costa, António Nóvoa, Artur Santos Silva, Claudia Goya, Daniel Sampaio, Domingos Fernandes, Gomes Canotilho, Irene Pimentel, Isabel Alçada, Júlio Pedrosa, Maria de Lurdes Rodrigues, Miguel Lobo Antunes, Pedro Guedes de Oliveira, Teresa Vasconcelos, entre outros.
“A educação é, em sociedades modernas e democráticas, a melhor forma de promover a igualdade de oportunidades. Para que tal aconteça é porém necessário começar por assegurar a igualdade de acesso à educação, o que só a escola pública pode fazer. Só a escola pública garante a gratuitidade e universalidade no acesso à educação, a generalização de padrões de qualidade de ensino em todas as escolas e a equidade escolar”, lê-se no manifesto.
No encontro de sábado, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, os signatários deste manifesto e a população em geral têm uma oportunidade de debater “como centrar cada vez mais a escola pública no essencial – os alunos – e a qualificação dos espaços”.
“Queremos uma escola pública de qualidade. Não nos podemos conformar com uma escola pública pobrezinha, conformada, sem discriminação positiva”, acrescentou Domingos Fernandes.