home

Credito à Habitação mais justo

Credito à Habitação mais justo

O Partido Socialista apresentou hoje no Parlamento propostas para alterar as regras do crédito à habitação para proteger as famílias em situação financeira difícil.

Estas propostas do PS para a alteração às regras do crédito à habitação têm como principal preocupação dar resposta aos problemas que as famílias enfrentam para pagar o seu encargo com o crédito à habitação, numa altura em que, por dia, são entregues cerca de 25 casas aos bancos por incumprimento de pagamento.

O deputado Pedro Delgado Alves, disse em plenário que as propostas do PS tentaram acautelar a prevenção da situação de incumprimento e resolução e respostas para as famílias que já estão em dificuldade.

O PS propõe, numa política de prevenção, a criação de um fundo de garantia de empréstimos que funcionaria como almofada financeira para as famílias que, no futuro, possam vir a ter dificuldades no pagamento do crédito à habitação.

A proposta socialista assegura a partilha de risco entre bancos e famílias, conclui Pedro Delgado Alves.

Além das propostas do PS, todos os outros partidos apresentaram propostas para alterar as regras do crédito à habitação, num total de 18 projetos de lei e de resolução que vão agora baixar para a comissão de orçamento e finanças para discussão na especialidade.