home

Comemorações do Centenário do Nascimento de Mário Soares

Comemorações do Centenário do Nascimento de Mário Soares

O Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, recebeu na sede nacional do partido, em Lisboa, a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Mário Soares, representada por Isabel Soares, José Manuel dos Santos, Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Marques Gomes, num encontro de apresentação dos princípios orientadores do programa comemorativo em preparação.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Durante o encontro, Pedro Nuno Santos reafirmou o “empenhamento entusiástico” do PS nas comemorações do nascimento do seu fundador e primeiro Secretário-Geral, que destacou como “figura fundamental da sua história e da história contemporânea portuguesa”, manifestando a vontade de contribuir para “tornar presente a atualidade inspiradora do exemplo de Mário Soares e dos valores democráticos e socialistas da sua vida e da sua ação de resistente à ditadura e de construtor da nossa democracia”.

Sob a coordenação de José Manuel dos Santos, as comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares propõem-se ser um tempo para evocar e tornar presente uma figura capital da história contemporânea do país, cuja vida é inseparável do combate pelo regime democrático em Portugal, pela sua instauração, defesa, consolidação e desenvolvimento.

Serão também, num mundo sujeito a tantas ameaças, perigos e retrocessos, um tempo para afirmar e mostrar a imperiosa atualidade dos valores e das causas que Mário Soares representou e pelos quais se bateu com uma coragem que nunca desistiu: a liberdade, a convivência, a tolerância, a solidariedade, a modernização, o ambiente e a paz.

As comemorações realizam-se de 7 de dezembro de 2024, data do centenário do nascimento, de Mário Soares, até ao final de 2025 e ligam-se às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e dos 100 anos do nascimento de Maria Barroso, concretizando-se num programa ambicioso e plural, nacional e internacional, institucional e popular, cívico e cultural, descentralizado e pedagógico.

Dinamizado pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, o programa comemorativo integrará iniciativas próprias, integradas e associadas, mobilizando a sociedade e os seus setores mais dinâmicos, criativos e produtores de conhecimento e riqueza, evocando o legado fundamental de uma figura ímpar para a transformação de Portugal num país livre, democrático, desenvolvido, europeu e respeitado no Mundo.

Saiba mais aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS