Cimeira UE/Índia é hoje “mais importante do que nunca”
António Costa e o seu homólogo indiano, Narendra Modi, mantiveram ontem, nas palavras do chefe de Governo português, “uma excelente conversa telefónica”, na qual a realização da futura cimeira foi abordada, tendo os dois governantes partilhado a ideia de “unir esforços para que prevaleça a visão de um mundo mais seguro, assente na prosperidade partilhada e na defesa da democracia”.
O primeiro-ministro português felicitou o seu homólogo “pelos bons resultados alcançados na contenção da pandemia num país tão grande e populoso como a Índia”, tendo também partilhado “informações sobre a gestão da pandemia”.
Os dois chefes de Governo sublinharam “a importância da cooperação no repatriamento de cidadãos nacionais, na exportação de medicamentos e nos esforços conjuntos na investigação de uma vacina para a Covid-19”.
António Costa e Narendra Modi, recorde-se, reuniram-se pela última vez em dezembro de 2019, durante a deslocação do primeiro-ministro português à Índia para as comemorações oficiais do 150º aniversário do nascimento do Mahatma Gandhi.